Depressão

Considerada o mal do século, a depressão é uma doença muitas vezes silenciosa e até mesmo menosprezada quando atribuída à tristeza ou falta de força de vontade. A cultura ocidental vem banalizando a depressão como algo comum entre as pessoas, pois estamos diante da competitividade, individualismo e da frieza tecnológica que, por muitas vezes, inibe o convívio real.

Não se trata de um desequilíbrio químico, mas sim de um distúrbio afetivo psíquico que, quando não tratado de forma adequada pode trazer consequências devastadoras.

Os sintomas da depressão

Muitas vezes os fatores emocionais e sociais são consequências e não causas da depressão que pode ser genética ou originária de uma série de alterações químicas cerebrais, e tem relação com os neurotransmissores de serotonina, noradrenalina e dopamina.

Experiências intensas como traumas, bullying, violência, maus tratos e separações são alguns dos fatores dolorosos capazes de iniciar um processo depressivo. Outros sentimentos como mágoas, ódios e tristezas também podem ser impeditivos de uma vida plena e saudável.

Os sintomas para identificação de uma pessoa depressiva são: angústia, tristeza, cansaço, falta de confiança, falta ou excesso de apetite, desinteresse, insônia, excesso de preocupação, irritação, perca do apetite sexual e dores físicas como musculares e abdominais, entre outros.

Tratamento para depressão

O tratamento das consequências da depressão se dá através de medicamentos e, por isso, não trata sua causa. Dessa forma, é fundamental buscar pela terapia e pela psiquiatria para que o tratamento fique completo.

O tratamento para depressão em Curitiba, na Clínica Cadmo, é feito por médicos experientes que se aliam à uma equipe multidisciplinar, tendo como objetivo o tratamento individual do paciente. O local transmite muita tranquilidade por possuir vasta área verde e uma ótima infraestrutura.

Faça uma avaliação inicial com nossos especialistas.