A dependência química é um mal que atinge a sociedade, além de ser considerado como um transtorno mental crônico basicamente induzido pelo uso de substâncias psicotrópicas lícitas ou ilícitas. A doença se caracteriza pela falta de controle sobre o vício e as consequências físicas, psíquicas e emocionais que ele provoca.
A clínica de recuperação em Curitiba é uma grande auxiliar para trazer o doente para a sociedade. Seu trabalho se dá a partir de um processo elaborado que visa ajudar o paciente a realmente mudar seus hábitos e encontrar um novo sentido de vida.
Drogas, o mal do século
A busca por substâncias que alteram o sistema nervoso é tão antiga quanto a evolução humana. Criadas em geral por produtos vindos da natureza, tais substâncias são capazes de causar efeitos tanto emocionais como físicos e mentais. Com o passar dos anos, sobretudo partir do século XX, a composição das drogas foi evoluindo com seus efeitos, que são devastadores.
Drogas como o álcool, que é lícito, ou a cocaína, que é ilícita, podem causar danos irreversíveis ao organismo. E, também possuem grande poder em destruir o indivíduo socialmente, pois o vicio vai aos poucos se tornando mais importante que a vida familiar, profissional e social.
Nesses casos, é preciso apoio profissional para conseguir se reabilitar socialmente e obter controle sobre o vício.
O tratamento para dependência química em Curitiba é focado em tratar o paciente de forma personalizada de acordo com suas questões psicológicas, sociais e físicas.
São avaliados fatores como o tempo de dependência, a vida familiar e profissional, além de outras condições psíquicas que podem piorar seu estado.
Ações para recuperar,
o paciente.
Substâncias como álcool, cocaína, heroína, crack e até mesmo remédios controlados, causam alterações químicas no organismo que podem causar dependência. A curiosidade é um dos motivos que faz com que os usuários iniciem o uso dessas drogas, mas existem também outras motivações, como afirmação social, rituais religiosos, alívio de sintomas, depressão ou busca pelo prazer.
A clínica recuperação em Curitiba trabalha com diversos profissionais como psiquiatras, psicólogos, terapeutas, médicos, nutricionistas entre outros, tudo para minimizar os efeitos da síndrome de abstinência, que é comum quando o paciente fica um tempo sem o uso da substância que o viciou.