Clínica de Alcoolismo em Curitiba

Fale conosco e agende a primeira avaliação para indicarmos o tratamento adequado para sua necessidade (41) 3339-0546

Alcoolismo

Como qualquer dependência química, o alcoolismo não tem cura e é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, para que seja encarada da forma correta tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde.

Usado e até incentivado em ambientes sociais, o álcool é uma substância psicotrópica lícita, que altera o estado psíquico e mental do indivíduo levando-o inicialmente a um estado de relaxamento e descontração, mas com o excesso também vem a irritabilidade, os distúrbios mentais e até a violência.

Como identificar o alcoolismo

O alcoolismo é uma doença difícil de ser detectada pelo paciente, e que pode ser facilmente identificada apenas com o abuso contínuo do álcool. Mas seus sintomas podem se manifestar em diversas fases e precisam ser observados tanto pelo usuário quanto por seus familiares.

O desejo intenso e incontrolável pelo consumo do álcool, mesmo fora dos momentos sociais, é um dos principais sintomas. Mas também a tolerância com a bebida, onde o usuário precisa beber ainda mais para conseguir atingir o efeito desejado.

O mais marcante é que o consumo excessivo acaba levando o indivíduo a perder os prazeres da vida, e, gradativamente, abandonar sua rotina familiar, profissional e o convívio com os amigos.

O viciado não tem limites sobre condições, local e momento para o consumo, mesmo que a ingestão possa causar lesões físicas, desconforto social e até mesmo situações de crime, como dirigir, por exemplo.

A falta do consumo de álcool leva o dependente a um estado de abstinência doloroso, principalmente quando feito sem acompanhamento profissional.

A importância do tratamento

O mais comum é que os familiares, amigos e colegas percebam a existência da doença, já que o usuário tende a resistir a admitir o vício. Quando consciente, ele precisa observar suas ações para identificar seu problema, tais como dificuldade de ficar sem beber por mais de uma semana, irritação quando as pessoas argumentam sobre o seu vicio, inveja de quem consegue se controlar, falta ao trabalho por conta do vício, entre outras.

Quando as respostas indicam que há dependência química, é fundamental procurar tratamento para o alcoolismo. Em Curitiba, independente do nível de gravidade dos sintomas, os médicos são treinados para auxiliar o paciente a controlar a doença e se reabilitar para o convívio social.

A Clínica de Recuperação em Curitiba possui profissionais de diversos ramos que juntos realizam o tratamento, fazem inserções sociais, busca de autoconhecimento e da autoestima, assim como a desintoxicação física e reorganização do organismo do paciente, tudo em uma área verde e com excelente infraestrutura.

Leve

Indicado para:

Abuso de substancias, como álcool e drogas. Que demonstram prejuízo em responsabilidades cotidianas, como trabalho e estudo. Muitas vezes já há prejuízos no relacionamento afetivo e familiar. É uma fase de possibilidade de tratamento sem internação, desde que haja aceitação por parte do paciente.

Saiba como funciona o tratamento

AMBULATORIAL

Moderada

Indicado para:

Paciente já usa com uma freqüência acentuada, onde houve tentativas frustradas de interromper o consumo. Coloca o trabalho e a vida social em risco, bem como sua família e amigos. Já tentou tratamento ambulatorial sem sucesso. Neste caso uma avaliação médica para internação breve se faz necessária e adequada.

Saiba como funciona o tratamento

INTERNAÇÃO

Grave

Indicado para:

Paciente com sinais de prejuízo físico visível. Perdeu trabalho, abandonou estudos, ou a família. Sem motivação à interrupção do consumo. Recusa-se a buscar tratamento ou promover mudanças. Não se percebe agindo no mundo, podendo viver em função da substância. Internação involuntária é orientada.

Saiba como funciona o tratamento

INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

Ampla área verde

Toda a estrutura é em uma área verde de 20.000 m², proporcionando um ambiente terapêutico acolhedor e tranquilo.

Tratamento individualizado

Isso significa que ele será avaliado por especialistas e somente então será dado início ao tratamento mais adequado

Atendimento 24 horas

Dispomos de Médicos psiquiatras e Enfermagem especializada em saúde emocional 24 horas por dia

Internação para Adolescentes

Dispomos de Médicos psiquiatras e Enfermagem especializada em saúde emocional 24 horas por dia

Internação Involuntária

Dispomos de Médicos psiquiatras e Enfermagem especializada em saúde emocional 24 horas por dia

Equipe Multidisciplinar

Médicos psiquiatras, clínicos de plantão, enfermagem , psicólogos, educador físico, musicoterapeuta, arteterapeuta, nutricionista, monitores e disciplinadores.

Faça aqui sua Avaliação Inicial

Fale com nossos Especialistas por telefone agora